quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SONHO OU REALIDADE



Há situações que me fazem pensar sobre a minha vida (muitas, na verdade!)...
Há pouco aconteceu uma dessas situações...
Cheguei á conclusão que sou mesmo, e pelos vistos sempre serei, uma sonhadora!
Na minha infância lia contos de fadas (que ainda adoro) e sonhava que um principe encantado me viria salvar das garras deste mundo cruel e iríamos ser felizes para sempre... Abençoada ignorância que me permitiu, durante uns anos, esperar essa felicidade justa!
Na minha adolescência lia os ditos "romances cor-de-rosa" (não tenho vergonha de admiti-lo) e sonhava com uma verdadeira e arrebatadora história de amor... Ó abençoada idade do armário que nos faz achar que vamos ser um caso especial neste mundo!
A minha fase adulta ainda me permitiu sonhar com mais uma ou duas coisas que nunca se concretizaram... Talvez porque não tive força para correr atrás desses tão nobres sonhos!
A realidade do mundo, pensava eu, retirava-me o poder de sonhar a cada desilusão...
Houve até uma altura em que achei que estava a viver o MEU GRANDE AMOR... Mas ficou-se mesmo só pelo achar... Não vinha escrito, na ultima página, que viveriamos felizes para sempre...
A cada filme visto, um novo sonho surgia... Porque não vivo eu uma história assim???? Mas também, bem vistas as coisas, nunca vemos o que vai para além do fim apresentado. Vemos o beijo final... e imaginamos que seria sempre assim. Que não iria haver discussões naquela familia... Que ele ou ela não iria trair... Que não iriam discutir quando não tivessem dinheiro suficiente para pagar todas as contas...
Mas, voltando ao assunto inicial, descobri que afinal os sonhos realizam-se! Não da forma convencional que os sonhámos... mas acontecem!
No meu sonho, tu (que não poderias existir num outro sitio que não fosse no sonho) tratas-me como as heroínas de muitas histórias...Ok! Não são as hiostórias de fadas... Tu até nem tens um alazão branco!
Quem nunca sonhou com uma aventura de loucura e prazer? Um sonho adulto onde todas as fantasias se realizam sem que faças esforço para isso? Talvez seja mesmo esse o segredo: não fazer esforço!
No meu sonho, tu desejas-me com uma intensidade de quase perder o controlo! E eu desejo-te de igual forma! Satisfazes-me de uma forma tão natural como (não, não é tão natural como a sua sede) o desejo que sentimos...
E, como estamos num sonho, não precisamos de pensar na realidade! O que ainda torna tudo melhor!
Já me colocaste a sonhar em pé, ao teu colo, no meio da cozinha... Ou apoiada nas costas de um sofá... ou em posição de revista. E não estou a falar de revista de leitura, mas da revista policial. Com as palmas das mãos apoiadas no carro, ligeiramente dobrada, de pernas afastadas...
Os sonhos realizam-se! Mas já não são os sonhos de menina, mas de mulher adulta que sabe o que quer!
Hummm... Será que aconteceu? Ou será que sonhei mais uma vez?
Não importa! Por cada sonho, sonhado ou acontecido, um dia mais passa e a realidade torna-se suportável.
Porque sonhar é imperioso!
Sonhar é necessário!

"Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que o homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança."
Antonio Gedeão in Pedra Filosofal

Sem comentários:

Enviar um comentário